O evento


        A Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com o Instituto de Ciências Agrárias e com o seu Diretório Acadêmico da Engenharia Ambiental, irá realizar a quarta edição do Simpósio de Engenharia Ambiental em conjunto com a terceira edição do Simpósio de Pós-graduação Qualidade Ambiental com apoio de professores e técnicos. Trazendo a discussão de temas atuais de grande relevância para a pós-graduação e graduação, o evento traz nessa edição o tema Meio Ambiente: tecnologias, política e economia. 

1. OBJETIVOS DO PROJETO 

Objetivo Geral 


       Proporcionar a divulgação e debate sobre temáticas relacionadas ao meio ambiente e temas de interesse dos cursos de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e Graduação em Engenharia Ambiental, sobre questões ambientais em âmbito regional e nacional, abordando em especial as tecnologias voltadas à qualidade ambiental e os aspectos políticos e econômicos que envolvem a temática. O evento será realizado durante cinco dias e discutirá sobre as pesquisas realizadas pelos graduandos e pós-graduandos do curso em Qualidade Ambiental, o desenvolvimento e utilização de tecnologias pelos profissionais do meio ambiente e os benefícios disso para a qualidade ambiental, economia e sociedade e, além disso, proporcionará uma troca de experiência entre os discentes, docentes e profissionais da área. 


Objetivos Específicos 


  ✓Problematizar as atuais questões ambientais, tecnológicas, sociais, políticas e econômicas;

    ✓ Atualizar os conhecimentos e técnicas;
   ✓Promover maior contato com a realidade profissional por meio de palestras, mesas redondas, minicursos e visitas técnicas;
  ✓ Promover momentos culturais relacionados à divulgação da importância da temática ambiental, por exemplo, relacionada à utilização de tecnologias limpas;
    ✓ Promover a interação entre instituições de ensino superior, de pesquisa, da região e iniciativa privada;
    ✓ Promover interação entre discentes da pós-graduação e graduação;
   ✓Estimular através da apresentação de painéis, o envolvimento dos discentes com o universo científico e técnico.

2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO                       


        Em razão do crescimento populacional mundial, a sociedade faz uso crescente dos recursos naturais e utiliza tecnologias que impactam, de maneira direta ou indireta,  o solo, a água e a atmosfera. Dessa forma, tanto no âmbito público quanto no privado, é necessário o desenvolvimento e implementação de políticas ambientais voltadas à promoção da qualidade ambiental, de tecnologias limpas e eficientes, de fontes de energia renovável, além de incentivo à postura proativa e voltada à prevenção dos impactos ambientais negativos.

         No processo de formação dos(as) discentes é crucial que o ambiente universitário fomente o debate crítico sobre temas relevantes para a sociedade, promovendo conhecimento legítimo e tornando os(as) alunos(as) capacitados(as) a pensar e implantar soluções viáveis para a sustentabilidade ambiental.
         Neste contexto, esse evento proporcionará a troca de experiências dos discentes com profissionais, proporcionando sua capacitação  e fomentando sua atuação no mercado de trabalho e na sociedade. Além disso, por permitir que os/as alunos/as participem da organização de um importante evento de divulgação científica, tecnológica e profissional, os/as mesmos/as estarão desenvolvendo capacidades de liderança e organização.

3. PÚBLICO ALVO 



      O IV Simpósio de Engenharia Ambiental e o III Simpósio de Pós-graduação em Qualidade Ambiental visa atingir principalmente os discentes do PPGMQ e Engenharia Ambiental da UFU e de cursos afins. Além disto, visa alcançar discentes de outras Instituições de ensino superior da região, além de profissionais da área ambiental, tanto do âmbito público quanto privado e comunidade em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário